SPED 2026 – Layout 020
Em 2026, o SPED passa por atualizações cruciais devido ao início da fase de transição da Reforma Tributária e à substituição definitiva de obrigações acessórias antigas.
- Novo Guia Prático: A versão 3.2.1 do Guia Prático entrou em vigor em 1º de janeiro de 2026.
- Tratamento de IBS e CBS: Durante o ano de 2026, os novos tributos (IBS, CBS e Imposto Seletivo) não devem ser incluídos no valor da operação nos registros analíticos (ex: Campo 05 do Registro C190). Excepcionalmente em 2026, esses valores também não integrarão o valor total do documento fiscal na escrituração.
- Programa Validador (PVA): A partir de janeiro de 2026, apenas a versão 6.0.0 (ou superior, como a corretiva 6.0.2 lançada em 06/01/2026) é aceita para transmissão.
Para a EFD Contribuições, a situação é semelhante:
Versão do Programa (PVA): Em janeiro de 2026, foi publicada a versão corretiva 6.1.2 do Programa Gerador da Escrituração (PGE), que deve ser utilizada para a transmissão dos arquivos. - Escrituração: Embora os novos tributos devam ser destacados nas notas fiscais, eles não devem ser incluídos na EFD-Contribuições durante o ano de 2026. O objetivo é que os sistemas das empresas se adaptem sem impacto imediato na apuração dos tributos atuais.
- Fim da Obrigação: A EFD-Contribuições tem sua descontinuação prevista para 2027, quando o PIS e a Cofins serão formalmente extintos e substituídos pela CBS.
Com os arquivos mais recentes do nosso projeto SPED já é possível gerar a escrituração com o layout 020, bastando o período da escrituração ser 2026.
Equipe ASX COMPONENTES
