SpedDLL – Guia prático de utilização do Pacote

SpedDLL – Guia prático de utilização do Pacote

Projeto integração SPEDDLL

O projeto SpedDLL é composto por:

  • Spedlib.dll: Componente responsável pela escrituração digital EFD e EFD/Contribuições.
  • SpedDB: Banco de carga de dados para escrituração.

Junto com pacote SpedDLL acompanha o aplicativo de Testes de Funcionalidades (com fontes) no qual tem finalidade de realização dos testes introdutórios da solução além de servir de respaldo para a implementação do projeto na automação/ERP. No pacote consta também documentação necessária e suporte/apoio especializado para a solução.

Pré-requisitos:

  • Firebird 2.5. – Banco de dados relacional que oferece alta performance e uma linguagem poderosa para procedures e triggers.
  • IB-Expert– Ferramenta para administração de bancos de dados Interbase e Firebird. Permite criar e gerenciar usuários e tabelas.
  • Java Virtual Machine 1.6 –  Máquina Virtual  JAVA necessária para a utilização do Validador EFD fornecido pelo Ministério da Fazenda.
  • Validador EFD – Programa fornecido pelo Ministério da fazenda utilizado para a validação do arquivo de escrituração fiscal.
  • IBOLE [VB6] – Biblioteca necessária para a utilização do projeto em VB6. Encontra-se dentro da pasta app e pode ser acessado a partir do link para o download da API.
  • Firebird.Net [C#] – Biblioteca necessária para a utilização do projeto em C#.

 

1. Testando comunicação com o banco de dados (Firebird)

Após instalar o server Firebird, instale e acesse o aplicativo IB-Expert. Registre a base SpedDB através da opção Register Database, disponível no menu Database. Informe os dados conforme exemplo abaixo.

  • Server: Remote
  • Server Name: localhost
  • Server Version: Firebird 2.5
  • Port: 3050
  • User Name: SYSDBA
  • Password: masterkey
  • Charset: WIN1252

Agora acione o botão “Test Connect”, disponível no formulário acima, na parte inferior esquerda. Se o resultado for diferente do informado abaixo, o problema poderá estar em vários motivos como path errado, fbserver mau instalado, dentre outros. É preciso que êxito nesta etapa para ir adiante nos passos testes guia.

Attempting to connect to:

C:speddb.fdb

Connecting… Passed!

Server version: WI-V6.3.3.18185 Firebird 2.1

Attempting to connect to services manager…Passed!

Disconnecting from database… Passed!

2. Configurando parâmetros no Regedit

Importe a chave fornecida junto ao pacote: ..binsped-key.reg

Acesse o regedit, chave [HKEY_CURRENT_USERsped]

Informe os dados correspondentes:

  • database: Nome do banco de dados ou path.
  • db-pw: Senha de usuário do banco de carga.
  • db-user: Usuário do banco de carga.
  • porta: Porta de comunicação do banco de carga. Ex.: localhost = 3050
  • protocolo: Tipo de protocolo utilizado no seu banco de dados. Ex.: firebird, mssql, mysql ou oracle.
  • servidor: Host onde está hospedado a base de dados. Ex: localhost
  • Val-ASS: Chave de Validação de Licença.
  • Val-MD5:  Cripotografia MD5 para Licença.

3.Utilizando o aplicativo Teste de Funcionalidades

Execute o aplicativo de teste de funcionalidades fornecido com o pacote. Na guia ‘Dados Empresa’ o desenvolvedor deverá inserir todas as informações referentes aos dados cadastrais da Empresa (contribuinte). Esses dados serão populados na tabela EMPRESA do banco de carga pelo aplicativo de teste de funcionalidades. Esses dados ficarão salvos para as próximas utilizações do aplicativo.

 

Na guia ‘Dados Contabilista’ o desenvolvedor deverá inserir todas as informações referentes aos dados do contador responsável pela escrituração da empresa.

Na guia ‘Nota Fiscal’, o desenvolvedor poderá testar a estabilidade da DLL no quesito de inserção de Notas Fiscais, ou seja, o desenvolvedor poderá inserir 1000 notas por exemplo, para efeito de testes, destacando a operação como entrada ou saída.

Da mesma forma, na guia ‘Cupons’, o desenvolvedor poderá testar a estabilidade da DLL inserindo diversos cupons para efeito de testes.

Na guia ‘Importar XML’, o desenvolvedor poderá importar um arquivo XML de NF-e 2.00 para o banco de carga, esta função foi desenvolvida para facilitar o trabalho de inserção de dados no banco de carga pelo desenvolvedor.

4. Gerando escrituração EFD ou EFD-Contribuições.

Na aba ‘Escrituração’ o desenvolvedor poderá gerar o arquivo de escrituração fiscal digital (EFD) ou escrituração Contribuições. Conforme exemplo de codificação disponibilizada no aplicativo de Testes de Funcionalidades, os métodos exigem 3 parametros:

* ADTIni (data): Data Inicial que corresponde o arquivo EFD.

* ADTFim (data): Data Final que corresponde o arquivo EFD.

* Finalidade (inteiro): 0 – Remessa do arquivo Original; 1 – Remessar de Arquivo Substituto.

É necessário o preechimento das tabelas: EMPRESA (emissor do SPED) e CONTABILISTA (contador responsável), como exemplificado nos tópicos acima. Estas informações também poderão ser inseridas manualmente via IBEXPERT.

O arquivo de escrituração será gerado no mesmo path onde a encontra-se a DLL spedlib.dll, nomeado conforme exemplo abaixo:

SpedEFD-02034523000154-Remessa de arquivo original-ago2011.efd

5. Considerações Finais

a) O banco de dados SpedDB está com sua estrutura de campos normatizada e comentada, portanto, dúvidas sobre campos podem ser retiradas nos próprios comentários da base ou com o suporte auxiliar dos manuais disponíveis.

b) Os dados deverão ser inseridos no banco de dados speddb.fdb apenas do período correspondente da apuração. A DLL não filtra intervalos de data.

c) Os fontes do projeto encontram-se na pasta: * ..sourceapp: Fonte do app exemplo

d) Após geração do arquivo EFD pela biblioteca, submeta-o ao programa Validador: PVA EFD. Veja dicas para validação da escrituração acessando o post Utilizando o programa Validador – PVA.

***

Veja também o post Pacote SpedDLL – SPED FISCAL EFD e EFD-Contribuições

Nos procure para qualquer informação adicional em um dos canais de atendimento disponível em nosso site.

chat helpdesk e-mail | whatsapp

Equipe ASX COMPONENTES

Deixe uma resposta