Problemas com envio de e-mails com o SMTP Google

Alguns colegas desenvolvedores nos reportou problemas para enviar e-mails através de nosso projeto. O problema ocorreu abruptamente, deixando de funcionar de um dia para o outro.
Verificando mais de perto o caso, constatamos que o Google mudou sua política de segurança, o que afetou clientes que utilizam o SMTP por aplicativos de terceiros.
Neste post, veja o que consta:
A partir de 30 de maio de 2022, o Google não autorizará mais o uso de apps ou dispositivos de terceiros que exigem apenas nome de usuário e senha para fazer login na Conta do Google . Essa mudança tem como objetivo proteger sua conta. Importante: esse prazo não se aplica aos clientes do Google Workspace ou do Cloud Identity. A data de aplicação para esses clientes será anunciada no blog do Workspace.
Suporte Google
Com esta mudança, todos os aplicativos de terceiros que usam o SMTP do Google para enviar e-mails deixou de funcionar a partir de 30/05/2022.
Por esta razão, o incidente sobreveio para nossos clientes, pois nossos projetos contempla função para envio de e-mail. Disponibilizamos a função para facilitar a integração para envio de XML e PDF gerados.
Enfrentamos o problema e achamos a solução seguindo dois passos simples:
- ativar autenticação em duas etapas na conta Google;
- criar uma senha de app.
Ao criar a senha, selecione o app “E-mail” e o dispositivo “Computador Windows”, veja:

A senha será gerada e bastará configurar na chave de parâmetros, com a porta 587 e SSL=1.
Esperamos ter ajudado!
Nos procure para qualquer informação adicional em um dos canais de atendimento disponível em nosso site.
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Equipe ASX COMPONENTES