Utilizando o programa Validador – PVA
O PVA será utilizado pelo contribuinte para a geração, validação, assinatura com certificado digital e transmissão para o ambiente SPED. Não será recepcionado o arquivo não validado pelo PVA oficial, bem como arquivo não assinado ou assinado por pessoa não autorizada. Após a transmissão, é essencial que o usuário aguarde o retorno do recibo de transmissão. Não terão validade jurídica arquivos que contenham a EFD sem o respectivo recibo de transmissão.
IMPORTAÇÃO DE ARQUIVO
Para efetuar uma importação, siga os passos:
- A partir do menu Escrituração Fiscal, selecionar a opção Nova e a função Importar (ctrl + I). Será apresentada a tela “Importar Escrituração Fiscal” para que seja indicada a localização do arquivo da Escrituração que se deseja importar.
- O programa não permite a importação de um mesmo arquivo do mesmo período de apuração ainda que este novo arquivo seja de substituição;
- Será apresentada a tela de progresso da operação, permitindo que o usuário cancele a operação a qualquer momento.
- O arquivo não será importado enquanto forem detectados erros de estrutura. Observe-se ainda que, apenas parte do leiaute definido no Ato COTEPE nº 38/09, estará em vigor a partir de janeiro de 2010, e as demais alterações somente a partir de períodos de apuração a partir de julho de 2010.
- Caso o arquivo não apresente erros de estrutura, o programa apresentará a mensagem “A importação foi concluída com êxito. A escrituração não apresenta erros de estrutura. Deseja fazer a validação de conteúdo agora?”. Se o usuário optar por não fazer a validação de conteúdo, a importação é finalizada, devendo ser reiniciada com a opção “Verificar Pendências”. Se o usuário optar por continuar a validação, o programa executa a validação de conteúdo, apresentando ao final o relatório – Pendências da Validação – com a mensagem: “A escrituração fiscal possui erros de validação. Corrija os erros e valide novamente”, quando detectados erros de conteúdo ou advertências, ou com a mensagem: “A escrituração fiscal foi importada com sucesso”, no caso do arquivo não apresentar erros. Após a conclusão da validação de estrutura do arquivo, será exibida uma mensagem para a atualização de tabelas externas. Ativando a opção “Sempre atualizar a versão das tabelas antes de verificar pendências”, o PVA atualizará as tabelas externas automaticamente.Quando na validação forem constados erros ou advertências, o relatório poderá ser salvo em planilhas do tipo Excel, bastando para isso o usuário clicar no botão , localizado na parte inferior do relatório.Os campos dos registros, nos quais foram detectados os erros ou advertências, poderão ser acessados diretamente no relatório de pendências, bastando para isso, clicar no link existente entre o campo e o registro considerado. O campo do registro desejado estará ressaltado com bordas vermelhas e disponível para que a correção seja efetuada. Para retornar ao relatório de pendências, clique na aba “Relatórios”;No relatório de pendências da primeira validação é possível a visualização da linha do arquivo texto onde está o erro ou advertência.
- Se a EFD for validada com sucesso é habilitada a funcionalidade: Assinatura com Certificado Digital, para posterior transmissão do arquivo.Página 8 de 23
As advertências não impedem a assinatura e transmissão do arquivo, enquanto que os erros impedem a utilização das demais funcionalidades do programa. Para correção de erros poderá ser utilizada a funcionalidade EDITAR.
Informações retiradas do Manual PVA, disponível no menu Sobre, opção Ajuda do aplicativo PVA. Baixe o manual completo clicando aqui.
***
Mais informação entre em contato através de um de nossos canais de atendimento disponíveis em nosso site.
Atenciosamente,
ASS COMPONENTES LTDA
www.asscomponentes.com.br